É fundamental que se incorpore à pauta do(s) movimento(s) a desmilitarização das polícias. Parte da violência institucional contra os manifestantes decorre diretamente da formação (e da herança) militarizada das nossas polícias.
Gostei muito da sua sujestão. As polícias militarizadas tem um simbolismo não apenas antidemocrático como até antireplublicano. Outra coisa com um grande potencial de mudança é o voto obrigatório. Quem é responsável não deixa de votar; já obrigar quem não busca a responsabilidade de conhecer os candidatos e de participar da política a votar é tornar a eleição mais dependente de marketing, ou seja dinheiro. E isso gera mais corrucão. Obrigar as pessoas a apenas votarem não é faze-las participar da política; é diluir o voto de quem se esforça para separar o joio do trigo, para votar em pessoas mais comprometidas com o publico e não com o privado.
Gostei muito da sua sujestão. As polícias militarizadas tem um simbolismo não apenas antidemocrático como até antireplublicano.
ResponderExcluirOutra coisa com um grande potencial de mudança é o voto obrigatório. Quem é responsável não deixa de votar; já obrigar quem não busca a responsabilidade de conhecer os candidatos e de participar da política a votar é tornar a eleição mais dependente de marketing, ou seja dinheiro. E isso gera mais corrucão. Obrigar as pessoas a apenas votarem não é faze-las participar da política; é diluir o voto de quem se esforça para separar o joio do trigo, para votar em pessoas mais comprometidas com o publico e não com o privado.