tag:blogger.com,1999:blog-8571270991172820996.post3998903632258914049..comments2023-09-25T13:49:38.633-03:00Comments on AntiBlog de Criminologia: De Piratarias, Direitos Autorais e DivagaçõesAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/03126301152366082273noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8571270991172820996.post-70720297287010668662009-09-01T12:08:21.063-03:002009-09-01T12:08:21.063-03:00A meu ver, a coisa pode ser olhada em vários nívei...A meu ver, a coisa pode ser olhada em vários níveis:<br />1 - em um nível mais moderado e reformista, dá para dizer que a internet provoca, simultaneamente ao desaparecimento gradual dos direitos autorais, uma pulverização do "sucesso" do artistas e, dessa forma, a possibilidade de mais pessoas se beneficiarem. O discurso da piratania é mais uma estratégia de pânico moral criado pelas grandes indústrias culturais que perdem seus principais trunfos com a internet: o jabá e a exclusividade de distribuição. Ademais, os lucros iam quase todos para o bolso das empresas, o artista recebia apenas um mísero quinhão. Milionários ficavam dois ou três, como Michael Jackson ou Madonna. Mas é o suficiente para que a máquina de propaganda emita a mensagem "pode ser você" e, com isso, todos os artistas ficam seduzidos com a roubalheira (um CD, que custa R$ 5 (contando cachê e tudo mais) por 35 reais). É assim, afinal, que funciona o sistema em geral. Se tivéssemos adotado o compartilhamento de arquivos há mais tempo, bandas como Jesus and Mary Chain e My Bloody Valentine - autoras de discos seminais dos anos 90 - não seriam objeto de conhecimento de meia dúzia de britânicos, mas de uma população gigantesca (como são agora). Em compensação, todo lixo da época financiado pelas gravadoras lucraria menos.<br />2 - em um nível mais radical, que venho defendendo há tempos, a internet não é apenas um mecanismo que permite, ao mesmo tempo, a "democratização" da informação e das obras de arte, mas algo muito mais intenso: a retomada da dávida, da experiência do comum, do anarquismo de uma informação sem centro que pode fazer desaparecer o poder manipulatório da informação e, alguns passos adiante, o próprio direito de propriedade.Moysés Netohttps://www.blogger.com/profile/04700172544872830860noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8571270991172820996.post-84784389960700347032009-09-01T00:59:25.048-03:002009-09-01T00:59:25.048-03:00Retificando:
"àquele músico que executa"...Retificando:<br />"àquele músico que executa"Déboranoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8571270991172820996.post-59156114778653913572009-09-01T00:58:26.345-03:002009-09-01T00:58:26.345-03:00Boa iniciativa professor.
A propósito, afora a li...Boa iniciativa professor.<br /><br />A propósito, afora a liberação da circulação de gravações, posso dizer que, na prática, nem a pirataria traz prejuízos àquele que músico executa, pois quanto mais circular, melhor. Afinal, o que dá grana mesmo são os shows. Neste quadro quem se dá e sempre se deu mal mesmo é o autor/compositor que vive numa luta constante com o ECAD...<br /><br />Abraço, <br />DéboraDébora Almeidanoreply@blogger.com