Meu irmão Alexandre Wunderlich enviou e-mail divulgando a presença do Carlo Ginzburg (na foto), no Fronteiras do Pensamento.
O Fronteiras do pensamento (www.fronteirasdopensamento.com.br) 2010 contará com a conferência de Carlo Ginzburg. Há algum tempo tive acesso aos textos de Ginzburg pelo nosso querido amigo-professor Miguel Reale Jr na disciplina de História do Direito Penal que fiz como ouvinte na USP. Ginzburg, Historiador e antropólogo italiano é reconhecido como um dos pioneiros no estudo da micro-história. Estudou em Pisa e Londres e ensinou história moderna na Itália, na Universidade de Bolonha, e nos Estados Unidos, em Harvard, Yale, Califórnia – UCLA e de Princeton. É catedrático de História Cultural Europeia na Escola Normal Superior de Pisa. Recomendo: O Fio e os Rastros – Verdadeiro, Falso, Fictício (Cia. das Letras, 2007), Olhos de Madeira: Nove Reflexões Sobre a Distância (Cia. das Letras, 2001) e O queijo e os vermes (Cia. das Letras, 2000).
Oi, Salo! Valeu a dica! E pode acrescentar na lista de indicações "Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história" (1989). Os ensaios são excelentes! Abraço.
ResponderExcluir