Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ridiculum Vitae Plus

Não se trata de uma estória. Efetivamente recebi este e-mail na madrugada de ontem.
Por questões óbvias, oculto as identificações pessoais e institucionais: "Boa Noite, Sr. Salo. Venho através desse e-mail, sendo possível, [pedir] um favor seu. Sou Psicólog[o/a], irei fazer concurso (...). Dentre a bibliografia, bem sabe que o seu livro "Antimanual de Criminologia" é um deles. Encontrei-o no blog e gostaria, se possível, o senhor me envie um resumo do livro para que eu possa estudar, pois os livros para estudo do Concurso são muitos, não posso comprá-los. Estou pedindo emprestado aos meus professores e buscando meios para conseguir dar conta de todos. Agradeço muito sua atenção." (grifei)
Não postarei a resposta que encaminhei para o/a concursando/a.
Mas confesso que estou pensando em escrever o Lightmanual de Criminologia, iniciando pelas 'origens' da ciência criminológica, definindo 'o' método e 'o' objeto. E creio que no capítulo sobre positivismo criminológico, adotarei um tom irônico e jocoso, para deixar muito claro que se tratou de um período ingênuo do pensamento das ciências criminais e que não seríamos insanos (para dizer o mínimo) em repetir aquelas 'aventuras criminológicas' em período de plena maturidade dos debates sobre ética na ciência.

17 comentários:

  1. …hahahahahaha… Muito boa!
    Fico te imaginando lendo esse e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Banda: Bandalheira

    Música: Campo Minado(Alemão Ronaldo)

    (...)
    Campo Minado, É campo Minado
    Saca aonde pisa meu chapa
    Desdobra esse lance Da uma pernada
    Pra lá do Arame
    Pra lá do Arame
    Pra lá do Arame Farpado

    ResponderExcluir
  3. Tu podes fazer um resuminho e depois publicar nas séries "resumos para concursos", "resumão para a OAB", "resumos descomplicados" ou coisas do tipo...hehe

    ResponderExcluir
  4. Envie o resumo e, se possível, autografado!

    Carlos Eduardo

    P.S.: E cuidado na hora da formatação! Vá que passe de 4(quatro) laudas...

    ResponderExcluir
  5. Bizarra ingenuidade, para dizer o mínimo, não totalmente incomum (mas eu só conhecia de alunos de graduação, até agora) - e, não obstante, ainda prefiro em qquer hipótese gente assim, escancarada, do que daquele tipo - psicopata, espertalhão, idiota, mau-caráter, inclassificável? - que copia trabalhos de outros e os apresenta como se seu fosse.
    Abraço,
    RTS.-

    ResponderExcluir
  6. Prezado Salo, recebi um email parecido hoje. Talvez até seja da mesma pessoa. Respondi: o livro é bem profundo, não vai dar certo estudá-lo com resumo e não é de fácil leitura. Sugiro que você o leia com tempo de sobra.Um abraço,
    lélio.

    ResponderExcluir
  7. Inacreditável!!! "Bizarrices" (como disse o Timm) do veloz e devorador mundo (dos concursos) contemporâneo.

    ResponderExcluir
  8. Não me surpreende mais esse tipo de pedido. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  9. quando fizeres manda para mim :)

    ResponderExcluir
  10. Que isso, gente? A pessoa é ousada e sincera. Que mal há nisso, rs?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Só mesmo rindo numa hora dessas. Também sou do Rio e provavelmente sei de que concurso a pessoa estava falando... Além disso, também sou psicóloga, o que faz de mim colega de profissão da incauta criatura.
    Esse concurso está com uma bibliografia ótima, super crítica e atual. Aproveito para dizer, professor, que o admiro pelo seu trabalho. Mas se rolar um resumo, tb estou interessada, rs (desculpe a brincadeira, não resisti). Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Será que o/s sujeito/a ainda não se deu conta que ele se for de antimanual de criminologia aí é que ele não passa no concurso?
    Salo: faço questão de ter um exemplar da versão "light"!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu riso não tem "braços de estivador " como a lei tem no Hino de Duran (Chico Buarque).Juro que ele riu só um pouquinho e achou ingenuidade de aluno

    ResponderExcluir