Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sobre Despedidas II


E-mail enviado aos professores e funcionários do PPGCCrim e do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da PUCRS:

Caros colegas
Como vocês devem estar sabendo, ontem pedi meu desligamento do quadro docente da PUCRS.
Ao retirar meus livros, cartazes, anotações e objetos pessoais da sala 1007, fui acometido por profunda sensação de nostalgia, pois trabalhei naquele local durante 10 anos. Ao todo, na PUCRS, foram 15 anos de docência.
Nostalgia; não tristeza. Nostalgia dos momentos incríveis que compartilhei com professores, alunos e funcionários da FADir e, mais especificamente, do PPGCCrim.
Neste período de construção do Programa, todos crescemos juntos e, consequentemente, conseguimos consolidar um grande curso. Sinto que sou parte viva desta história, junto com a maioria de vocês, que se envolveram diretamente no projeto - basta lembrar os nomes dos professores da graduação e, mais recentemente, da pós-graduação, que foram alunos do PPGCCrim.
Mas a vida segue e novos desafios surgem em nossos caminhos.
Creio que ainda partilharemos de muitos momentos acadêmicos excitantes. Todavia, o convívio não será tão intenso como o foi até o momento.
Algumas pessoas em especial gostaria de agradecer publicamente por terem permitido que eu fizesse parte desta história. São nomes que se destacam, profissional e afetivamente, neste período que inicia em 1996.
Meu ingresso na PUCRS só foi possível devido à generosidade e ao espírito acadêmico de dois grandes Professores: Prof. Paulo Olímpio Gomes de Souza, que abriu as portas da graduação, e Prof. Cezar Bitencourt, que apostou em um jovem Mestre, instigou-o a ingressar no Doutorado e, posteriormente, a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação.
A Profa. Ruth Gauer, desde os primeiros momentos de sua nomeação como Coordenadora, lutou pela minha contratação como professor permanente do Curso, o que possibilitou a dedicação que era necessária para realização das tarefas de ensino e de pesquisa.
O Prof. Alexandre Wunderlich, Chefe do Departamento, possibilitou incrível harmonização com a Pós-graduação, de forma que todos os professores puderam ter a tranquilidade para adequar suas pesquisas ao ensino dos alunos de Graduação.
Com o apoio e a cumplicidade dos Professores Ricardo Timm de Souza e Rodrigo G. Azevedo, foi possível desenvolver pesquisas de qualidade na área da Criminologia e do Controle Social. Investigações que, nos próximos anos, ganharão o devido destaque e reconhecimento.
O Prof. Fabrício D. A. Pozzebon, com sua atenção e amabilidade, forneceu as condições para que o processo de desligamento fosse o mais adequado possível.
Aos novos e antigos colegas da Graduação (Clarice, Fernanda, Andrei, Flávio, Boschi, Átilo, Lenora, Peruchin, Bertoluci, Mário, Canterji, Rodrigo, Telma, Gerson, Lígia e Dionísio) e da Pós-Graduação (Paulo Vinícius, Fábio, Luciano, Ney, Aury, Nereu, Ingo, Giovani, Emil, Cataldo e Gabriel), minha profunda gratidão.
Aos alunos e aos funcionários (Raquel, Patrícia, Caren, Márcia, Mara, Victor), igualmente meu carinho.
Forte abraço e saudações acadêmicas.
Salo

5 comentários:

Géssica disse...

ai... não acredito. =(

Unknown disse...

Boa sorte Salo!
Obrigado pelas aulas e pelos ensinamentos.
Abraço.
Kado

Anônimo disse...

não acredito... a puc só tem a perder!

Unknown disse...

Caro professor, sem dúvida a vida não faz sentido sem novos desafios. Fui seu aluno na graduação - Penal I e III, bem como na Pós. Te desejo sorte e sucesso nos novos desafios, sabedor de anti mão que brilhará na Federal, assim como já o fez na PUC.

Grande Abraço, duda.

j. disse...

Novas inquietações, propostas e (anti)revoluções surgirão em teu caminho, com certeza.
Coisas boas enfim. E pensando sobre o assunto, tenho que confessar que o bom mesmo é que poderei ter a chance de ser tua aluna novamente.... hehehehe
Bjo e bons (novos) ares!