Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sobre Relatórios de Pesquisas Criminológicas


"Caros Pesquisadores
A tendência na redação de 'reports' é seguir uma racionalidade burocrática-atuarial que se preocupa apenas com o cumprimento de 'metas'. Números e gráficos são apresentados como 'resultados de pesquisa'. Dados objetivos frequentemente se constituem como o próprio conteúdo dos relatórios. A forma se transforma em conteúdo e as pesquisas avançam anêmicas, baseadas em critérios meramente quantitativos.
No entanto, foi exatamente o que não vi no relatório enviado.
O que marca o Vosso relatório é a preocupação com as pessoas. Há vida pulsante e conteúdo vivido em cada linha do texto. Mais: há vida individualizada, nominada; inexiste vida numerada, classificada ou estereotipada.
Vossas Senhorias não imaginam como isso é estimulante, exatamente porque contraria a lógica gerencialista de impessoalidade e invisibilização das pessoas.
Tenho certeza que muitos Docentes, de 'sofisticados' Centros de Pesquisas Universitárias, na Graduação e na Pós-Graduação, diriam que este é um exemplo de relatório que não deveria ser apresentado, pois 'demasiado pessoal', 'com excesso de comprometimento'. Correria o risco, inclusive, de ser reprovado pelas tradicionais bancas de Doutos.
Mas é exatamente pelo Vosso comprometimento com as pessoas que orbitam e se encontram no universo de pesquisa que entendo ser o relatório absolutamente adequado.
Saudações Acadêmicas
Prof. Salo de Carvalho"

4 comentários:

Marcelo Mayora disse...

Salve salve.

Anônimo disse...

dale G10

gabrieldivan disse...

"Vida pulsante (...) no relatorio(...)"

Item esgotado/fora de catalogo

Arthur disse...

G10.