Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Em Defesa de Zaffaroni



NOTA PÚBLICA
La Red Latinoamericana de Jueces manifiesta su más firme repudio a la incesante y sistemática campaña de desprestigio que se ha desatado, en los últimos días, en algunos medios de comunicación masiva de la República Argentina, contra la figura del Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni.
Se han reproducido mediaticamente solicitudes de renuncia, que en algunos casos aprovechando la coyuntura electoral, en forma antirrepublicana buscan sacarlo de la Corte Suprema de Justicia.
El tenor de tamaño destrato no se ha centrado en su actuación como magistrado, sino en cuestiones de su vida personal. Se está asistiendo a una exacerbada cantidad de términos injuriosos en contra del magistrado, amparada en una supuesta “pretensión de moralidad”, sin respeto de su investidura y sin interés por escuchar las explicaciones que pueda dar en el ámbito institucional que corresponda.
El Dr. Zaffaroni, en el ámbito del derecho penal y la criminología representa, al día de hoy, el más importante exponente del mundo jurídico de habla hispana. Contar con su presencia en la Corte Suprema de Justicia de la República Argentina, desde hace relativamente pocos años, constituye un valor de calidad institucional de enorme trascendencia.
Esos valores institucionales, sumados a la honestidad personal e intelectual del Dr. Zaffaroni, demostrada en su vasta y dilatada trayectoria como profesor y jurista, motivan a esta Red Latinoamericana de Jueces a dar apoyo y manifestar la más alta consideración y respeto a la figura de este gran magistrado latinoamericano.

Belo Horizonte (BRASIL) y Montevideo (URUGUAY) a los cuatro días del mes de Agosto de 2011.

José Eduardo de Resende Chaves Junior
PRESIDENTE

Gabriela Merialdo Cobelli
VICEPRESIDENTE

RED LATINOAMERICANA DE JUECES

7 comentários:

Carolina Machado Cyrillo da Silva disse...

Salo, tudo bem?
Permita compartilhar o manifesto produzidos por nós na UBA.
Manifesto em apoio ao professor doutor Eugenio Raúl Zaffaroni.

Nós, alunos do doutorado, da modalidade intensiva da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, consternados com a exposição midiática a que foi vítima o professor doutor Eugenio Rául Zaffaroni, escrevemos e subscrevemos o seguinte manifesto em seu apoio:
1) O Professor Zaffaroni é um Mestre do Direito, pensador genuíno, conhecedor, original e solidário. 


2) Sua carreira como jurista, professor e doutrinador solidificou na América Latina uma das maiores escolas de pensamento contemporâneo: o garantismo. 


3) Nosso trabalho como profissionais do direito é proteger a máxima de jamais praticar condutas com o objetivo de prejudicar o outro. 


4) Há uma abundância de verdades absolutamente desconhecidas para nós, porém existe uma que é definitivamente confirmada: a indubitável solidez ética, filosófica e jurídica do professor Zaffaroni.


5) Querido Mestre: o real significado de nossas palavras é o seguinte: Apoiamos sempre os seus ensinamentos e estamos com você nessas circunstâncias, estamos com você no campo plural e da tolerância. 


6) Consideramos esta campanha injusta, feroz e insuportavelmente intolerante.

7) Por fim, rejeitamos liminarmente a denúncia, o fustigamento midiático e apelamos aos ensinamentos gregos que você mesmo nos ensinou e dizemos, com firmeza e carinho: "é melhor sofrer a injustiça do que cometê-la".

EDUARDO disse...

Será que é tudo mentira o que está sendo veiculado?

De acordo com a reportagem, o Ministro Zaffaroni saiu com a surrada desculpa do nosso ex presidente: - EU NÃO SABIA...

Mas com seis apartamentos de sua propriedade e nada sabia o que estava se passando lá dentro????

Anônimo disse...

Eduardo, leste toda a reportagem? Eduardo, leste de acordo com sua posição JÁ formado da referida pessoa?
Eduardo, tens, deverás, excessiva influência midiática, e de direita!!
Lhe dou dica de leres o ultimo livro lançado no BR do Edgar Morin
Háaaaaaaaaaaaa,lhe dou descontos, está em outra língua... Pois em nada que falaste eu li.

Abraços,

GMB

Eduardo disse...

Abraços anônimo. Todos que ousam ir contra aos fieis seguidores do "Deus" e considerado ignorante e de direita. Escrevi o comentário anterior já sabedor da reação normal de quem adora falar diferença mas rotula qqr pensamento contrário.

Eduardo Schmidt Jobim disse...

Absurdo isso Salo. Zaffaroni, quem o conhece sabe que desconfiar dele e uma grande asneira. Pessoalmente, foi uma das pessoas mais sensacionais que eu conheci. Acho que todos nos deveríamos nos manifestar contra isso. Abraço Dudu (o Eduardo que não e o acima, hehe)

Diego Mendes disse...

Quem faz a defesa incondicional da figura está se deixando enredar nas teias da política interna argentina... não interessam suas qualidades de jurista, de ser humano; se há acusação (idônea), que seja apurada!

Essa "rejeição liminar da denúncia" me lembra aquelas tradicionais respostas à acusação: "o réu é pessoa de bem, homem de família, tem residência e emprego fixo".

Pedro Andrade disse...

Há muito viés ideológico atualmente no Direito Penal. De um lado, os abolicionistas/garantistas, rotulados de esquerda. De outro lado, os defensores do direito penal do inimigo, rotulados de direito. Isso empobrece o debate. Sou fã do Zaffaroni, e tenho praticamente todas as obras dele, inclusive em castelhano. Porém, acredito que os fatos devam ser apurados. Sem sensacionalismo, sem julgamentos prévios e sem preconceitos. Não está em jogo o jurista, e nem o magistrado, mas sim o homem comum, cidadão Zaffaroni, que é acusado de ter 6 imóveis de sua propriedade usados para prostituição. A desculpa do "eu não sabia" me parece pueril, para dizer o mínimo, até porque há informações de que a ONG já teria alertado acerca do fato ano passado. Rejeição "in limine" é absurdo, até porque não há ser humano acima do bem e do mal, seja ele garantista/abolicionista/direito do inimigo. Que se apure, dentro das regras de um Estado Democrático de Direito.