Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

De Drogas e Internações Psiquiátricas

O vídeo foi enviado pelo Márcio Berclaz, via facebook.
Trata-se do julgamento de Gilberto Gil por porte de drogas para uso pessoal.
Na época, o julgamento ocorreu sob a vigência do art. 281 do Código Penal - aquele que foi afastado, ficando o 16 e o 12 no lugar (Bezerra da Silva). Hoje 16 e 12 também afastados, em face da Lei 11.343/06.
No vídeo, os debates orais (acusação e defesa) e a sentença proferida em audiência. Ao final, uma interessante entrevista do réu, condenado à internação psiquiátrica em Instituto Forense.
Tempos sombrios, que insistem permanecer...

7 comentários:

alice disse...

Cadê o vídeo?

Dênis disse...

http://www.youtube.com/watch?v=j6dvh3rJhWI

Unknown disse...

agora sim. não sei o que houve. denis, é outro vídeo. dá uma olhada.

Eduardo Schmidt Jobim disse...

Muito interessante Salo... eu até hoje não consigo entender esse prazer que há em querer punir um usuário...

Abraços,

Dudu

Marcos disse...

Interessante e irônico o sujeito ao lado direito do fiscal da lei dando uma bela tragada em uma outra droga, esta, porém, formalmente legalizada.

Marcelo Mayora disse...

Encontrei a mesma bizarrice nas salas de audiência em minha pesquisa, feita 33 anos depois dessa.
O vídeo é muito pedagógico, pois fica evidente que são os malucos (no mal sentido) da história.
"O réu (apologista inconsciente do uso de drogas, segundo o Dr. Bucéfalo), afirmou que a erva do diabo o auxiliava sensivelmente na instrospecção mística".
Salve Gil, obrigado por tudo.

JEFFERSON 7519 disse...

A LEI 11.343/2OO6 DIZ EM SEU ARTIGO 28 QUE O PORTE DE DROGAS ILICITAS PARA CONSUMO PRÓPRIO É CRIME RESTRITIVO DE DIREITOS E NÃO DE LIBERDADE, LOGO NEM PARA O CERASA O NOME DO DEPENDENTE VAI SE ELE FOR REENSIDENTE E NÃO PAGAR A MULTA IMPOSTA PELO JUIZ.
A PROBLEMÁTICA É COMPLEXA POIS O EFEITO DA DROGA DEPENDE DE VARIOS FATORES, VEJAMOS: O TIPO DA DROGA, A QUANTIDADE USADA, O AMBIENTE EM QUE SE FAZ O CONSUMO, A VIDA DO USUARIO.
O QUE SE ESTÁ SENDO FEITO É UMA POLITICA DE REDUÇÃO DE DANOS, POIS AS DROGAS ESTÃO COMO O SER HUMANNO DESDE SUA ORIGEM, MAS NAQUELES TEMPOS AS DROGAS ERAM USADAS COMO REMEDIOS, POÇÕES MAGICAS QUE REAM USADAS EM RITUAIS PARA QUE O HOMEM TRANSENDESSM PARA OUTRO PLANAO ESPIRITUAL, ETEC...
HOJE O CONSUMO DE DROGAS PESADAS ALMENTOU MUITO E AGRANDE PRECUPAÇÃO É DENTRE OUTRAS A SEGUINTE: UMA PESSOA SOB EFEITO DE PSICOTRÓPICO NÃO PODE SER RESPONSABILIZADA PELO SEUS ATOS. OUTRO FATOR IMPORTANTE TAMBEM É, COMO SE CRIARÁ UM SISTEMA DE CONTROLE SOB A MERCANCIA LEGAL DESTAS SUBSTANCIAS?