Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Experiências em Criminologia Cultural: Criminalização dos Movimentos Sociais pela Mídia em Santa Maria (Pesquisas em Criminologia, UFSM, 2013)

O segundo trabalho desenvolvido na disciplina de Criminologia na UFSM em 2013/1 que publico é sobre "A Criminalização dos Movimentos Sociais pela Mídia em Santa Maria."
O grupo elaborou um vídeo que traça o percurso das manifestações de junho de 2013 no Brasil.
Na primeira parte do trabalho, duas questões são bastante relevantes: (a) o papel das mídias alternativas e das redes sociais e (b) a reversão do discurso da grande mídia, no apoio das manifestações, após a percepção dos atos de violência dos agentes públicos (Polícia Militar).
Na segunda parte, o vídeo aporta o problema para a cidade de Santa Maria. Neste momento, é igualmente possível perceber a alteração do discurso dos meios de comunicação que, após conceder amplo apoio, com a ocupação da Câmara de Vereadores passa a adotar um discurso nitidamente criminalizador.
Acadêmicos: Andréia Hubner Bordin, Carlise Borchardt, Giovanna Dall'Agnol, Jonatan Baú e Leticia Maffini de Paiva.

Um comentário:

Diogo França disse...

Salo, não sei se já viu. Esses vídeos são de um conhecido militante do Rio de Janeiro,que faz crítica política e social com vídeos de humor, Rafucko, sendo preso arbitrariamente pela polícia em um descarado flagrante forjado.
http://rafucko.com/2013/07/19/relato-de-abuso-da-pm/