Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Grupo Candango de Criminologia - Publicação de Pesquisa


O Grupo Candango de Criminologia – GCCRIM/UnB - coordenado pela Profa. Ela V. W. de Castilho -, lança, na próximaquinta-feira , o relatório da pesquisa “Roubo e furto no DF: avaliaçãodas sanções não privativas de liberdade”, que teve por objetivo avaliar em que medida a aplicação de penas e medidasalternativas em casos de roubo e de furto respeita os direitos davítima, dos réus e os interesses da sociedade na segurança pública ena prevenção do delito.
O relatório evidencia que os índices de reincidência são menores quando a sanção aplicada não envolve o encarceramento, além dedemonstrar o papel central que a prisão provisória exerce no desenvolvimento da política criminal (alternativa ou não) e acorrelação entre esta realidade e a baixa efetividade da Justiça no cumprimento de suas decisões. Revelou, ainda, que vítimas sentem-se muitas vezes frustradas com os resultados dos processos criminais, ou até mesmo desrespeitadas em seus direitos e dignidade.
A pesquisa levou dois anos para ser concluída, após o acompanhamento da tramitação de 2.806 processos de furto e 2.416 de roubo; análise de folhas de antecedentes penais de 407 réus, além da realização de entrevistas e de grupos focais com condenados e vítimas.
O relatório poderá ser acessado no site www.unb.br/fd/gccrim.

Um comentário:

Gilson Ferreira da Silva - GFS disse...

Estive no site indicado para ter acesso ao relatório, porém não encontrei. Há possibilidade de acesso a esse material? Como devo fazer?
gilsonf.adv@gmail.com