Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

O Triste Fim do Direito & Literatura

O TRISTE FIM DO DIREITO & LITERATURA NA TVE/RS E A RAZÃO CÍNICA DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Os gregos e a filosofia e a justiça e as artes e Quixote e Shakespeare e o Estado e a ciência e a revolução e Victor Hugo e as desigualdades e Zola e o processo e Kafka e o sistema e o sentido e o outro e Camus e a Lei e o inconsciente e os limites e Freud e a interpretação e o poder e Machado de Assis e a república e a burocracia e a crise e Coetzee e a guerra e barbárie e o declínio... Para que refletir sobre tudo isto?, eis a questão. 
É com grande tristeza que a equipe do programa "Direito & Literatura: do fato à ficção" vem a público comunicar o fim da parceria com a Fundação Cultural Piratini (TVE/RS). 
Após cinco temporadas de sucesso e mais de 160 (cento e sessenta) programas gravados - exibidos em todo o Brasil, também pela TV JUSTIÇA e com a divulgação do CONJUR -, a Presidência da TVE/RS decidiu por não renovar o termo de cooperação técnica mantido há cinco anos com o Instituto de Hermenêutica Jurídica e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS. 
Segundo a justificativa apresentada pela Diretoria da TVE/RS, o programa atende a um público muito específico e não se harmoniza com a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública, que deve apresentar programas "mais populares" (sic). 
Trata-se, a nosso ver, de mais um lamentável episódio do gradual e silencioso processo de degradação cultural pelo qual vem passando a televisão pública no país, resultante tanto da ação quanto da omissão dos governos, independentemente de suas siglas. Lamentavelmente, o PT também faz mal à cultura. Quer aparelhar tudo, inclusive a televisão pública. 
Por isto é que estamos conclamando os telespectadores, professores, estudantes e todos aqueles que ainda acreditam no importante papel da televisão para a difusão da cultura: indignai-vos por esta justa causa de uma maneira simples, enviando uma mensagem de protesto às autoridades competentes (presidencia@tve.com.br; gabinete@sedac.rs.gov.brvinicius-wu@gg.rs.gov.br), apenas com o assunto "PROTESTO - TVE - FIM DO DIREITO & LITERATURA". 
As mensagens de apoio poderão ser encaminhadas através dos sites - http://www.unisinos.br/direitoeliteratura e http://www.facebook.com/direitoeliteratura -, onde serão publicadas juntamente com a lista dos indignados. 
Agradecemos, por fim, a dedicação e carinho de todos aqueles que colaboraram com este projeto inédito ao longo dos últimos cinco anos.
A Produção Executiva.

Nenhum comentário: