Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Casa dos Mortos


No Seminário Internacional do IBCCrim deste ano recebi, em DVD, o filme "A Casa dos Mortos", dirigido pela Débora Diniza, antropóloga (UnB) e documentarista. Trata-se de verdadeira etnografia, registrada em película, sobre os temas sanidade-loucura, (anti)psiquiatria, reforma psiquiátrica/movimento antimanicomial e o papel das instituições no tratamento punitivo da loucura.
Ontem de noite, ao chegar em casa, a Mari estava vendo o documentário. Assistimos juntos a parte final. Hoje pela manhã, ao abrir meus e-mails, o Gustavo Ávila havia me enviado link do filme.
No sítio web é possível assistir, na íntegra, o documentário: www.acasadosmortos.org.br/.




6 comentários:

Ivana Lima Regis disse...

Oi, Salo! Descobri seu blog há uns 15 dias e, desde então, estou te acompanhando. Sobre o movimento antimanicomial, deixo a dica do blog "Picica" do Rogelio Casado. Bem engajado! Se puder, visite: http://rogeliocasado.blogspot.com/
Abraço.

Anônimo disse...

êta filminho pretensioso....

Unknown disse...

Ivana, seja bem vinda. Valeu pela dica. vou dar uma olhada.
SC

Wunderlich disse...

Quem assistiu palestra do Juiz Clademir Missagia no evento promovido pela FAESP na PUCRS verificou que a realidade no Sul não é diferente. Aqui também existem internos por "lesões corporais" que estavam há mais de 20 anos no IPF, até receberem o olhar de um Juiz comprometido com o ideal de justiça. Clademir, em mesa presidida pelo Pugina, deu um espetáculo de humanismo e respeito ao texto constitucional. Foi emocionamente.
Alexandre Wunderlich

Anônimo disse...

Trata-se de "um morto muito louco"? rss

Anônimo disse...

eu disse isso??! Ganharia o Nobel da vergonha agora! Que piada de mau gosto!