Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Estudos Culturais



Em época de Feira do Livro em Porto Alegre, inúmeros e-mails recebo divulgando livros. Os dois últimos que indiquei, do Fábio e do P.V., li e recomendo.
Recebi hoje a divulgação do lançamento do livro Estudos Culturais, Educação e Alteridade, organizado, dentre outros, pelo Mozart Linhares - parceiro de debates no PPGCCrim da PUCRS.
Não li a obra, ainda. Comprarei na Feira. Não apenas pelo interesse no tema, mas também por conhecer a qualidade do organizador e do cuidado que o Mozart tem com textos acadêmicos. Fica, inclusive, a dica do blog do Mozart.
Segue a sinopse:
"São inúmeras as contribuições dos Estudos Culturais para a Educação. Nessa coletânea o leitor encontra uma série de textos que articulam as questões relativas a educação, cultura, alteridade, identidade e poder, a partir de diferentes objetos. Entende-se aqui a Educação de forma ampla, ou seja, não apenas como as relações formalizadas que se dão predominantemente no espaço escolar, mas como as relações pedagógicas que nos constituem como sujeitos: na família, nos grupos sociais, na saúde, na mídia, entre outras. Considerando a heterogeneidade teórico-metodológica dos Estudos Culturais, cujas vertentes teóricas transitam entre o marxismo, o feminismo, a psicanálise e o pós-estruturalismo, entre outras, as temáticas aqui tratadas apontam para um lócus em comum: a insatisfação com os limites das disciplinas. Noutras palavras, essa coletânea se constitui em uma aposta nas perspectivas interdisciplinar, contradisciplinar ou até mesmo não disciplinar para pensar a educação e a alteridade."
[SILVA, Mozart Linhares da; HILLESHEIM, Betina e OLIVEIRA, Cláudio José de. (Orgs). Estudos Culturais, Educação e Alteridade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009]

Nenhum comentário: