Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

domingo, 27 de junho de 2010

Movimentos Sociais, Resistência e Ativismo Político

Em clima de Copa do Mundo, a imprensa nacional volta suas lentes para a África do Sul. O conteúdo das reportagens pendem entre os problemas aerodinâmicos da 'jabulani' e o som incomodativo das 'vuvuzelas'.
Enquanto isso a imprensa provinciana esquece o que acontece no mundo.
A reunião do G20, iniciada ontem no Canadá, foi marcada por uma série de protestos contra o financiamento público da crise do capitalismos global - nestes momentos até o mais ardente neoliberal defende a participação do Estado na divisão do prejuízo.
Dentre as principais manifestaçãoes, destaco as Black Bloc's - "Black Bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente. As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes e criando uma clara presença revolucionária. Black Blocs se diferenciam de outros grupos anti-capitalistas por rotineiramente se utilizarem da destruição da propriedade para trazer atenção para sua oposição contra corporações multinacionais e aos apoios e às vantagens recebidas dos governos ocidentais por essas companias. Um exemplo desta atividade é a destruição das fachadas de lojas como McDonald's, Starbucks, Old Navy, e outros locais relacionados às corporações no centro de Seattle, durante as manifestações contra a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio de 1999." (Wikipédia")
O Diego de Carvalho, meu irmão, enviou os vídeos das ações em Toronto.



2 comentários:

Anônimo disse...

Saquei!

Usar "All Star" pode!

Usar "Nike" não pode!

Felipe de Oliveira - Direito e Inovação disse...

Viva Voltaire!