Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Uivo" (o Filme) e The Ballad of the Skeletons

Depois que escrevi o post sobre Ginsberg, o poema publicado pela City Lights Books e o livro sobre o julgamento do conteúdo imoral d'O Uivo, descobri que em 2010 foi lançado filme sobre este debate.
Na realidade é um filme biográfico, protagonizado por James Franco no papel de Ginsberg, e que tem como pano de fundo o julgamento da obscenidade do poema. Assim como o livro (Howl on Trial), o filme teve como base para o roteiro as transcrições dos debates da Corte da Califórnia.
Não lembro ter lido sobre eventual lançamento no Brasil, mas o filme é muito bom e merece ser visto.
Franco está espetacular no papel - aliás, é um ótimo ator e havia chamado atenção quando interpretou o namorado de Harvey Milk (Sean Penn) em Milk (outro filme que fala muito sobre a contracultura em San Francisco).
Nos extras do DVD há gravação de Ginsberg declamando O Uivo. Primeiro: é impressionante o ritmo que Ginsberg dá ao poema; soa como uma balada de jazz. Segundo: é impressionante como Franco captou a forma ritmada que Ginsberg interpreta o texto e como conseguiu apresentar muito fidedignamente na película.
Não encontrei no YouTube leituras completas ou de qualidade do texto - fica a dica dos extras do filme. No entanto, encontrei trecho do filme que aparece a leitura de Franco de parte da terceira parte do poema; e uma apresentação de Ginsberg com McCartney, do poema (musicado) The Ballad of the Skeletons.
Creio que os vídeos dão uma dimensão interessante do que escrevi.



2 comentários:

Nathan disse...

Acho que vai interessar: http://arapongasrockmotor.blogspot.com/search/label/%2B%20Beatniks?&max-results=7

Tem vários filmes, inclusive o citado

Unknown disse...

bah, mto bom. valeu nathan.