Manifestação sobre a exclusão do programa "Direito e Literatura" da pauta daTVE.
Caros, acabo de enviar ao e-mail ouvidoria@tve.com.br a mensagem abaixo. Espero que todos que não concordam com a posição da emissora façam o mesmo. Não adianta apenas apoiar os 'posts'. Devemos manifestar nossa oposição aos responsáveis pelas decisões.
Caro Ouvidor da TVE/RS
É injustificável uma TV pública, que tem como missão "promover uma comunicação pública e democrática no Rio Grande do Sul que propicie o acesso à informação, educação e cultura, estimulando a reflexão crítica da realidade e que seja produzida com a participação da sociedade", retirar da programação o programa "Direito & Literatura", sob o pretexto de que "a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública deve apresentar programas 'mais populares'".
Indagação (in)pertinente: o objetivo não é promover a reflexão crítica? Ou este é apenas um objetivo "formal"?
Manifesto, portanto, minha total objeção à posição conservadora e populista da TVE RS.
Espero que uma TV pública possa, efetivamente, promover reflexão crítica. Do contrário, não há justificativa para sua existência.
Salo de Carvalho
Mestre e Doutor em Direito. Pós-Doutor em Criminologia. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Penais da UFRGS (2010-2011) e do Departamento de Ciências Criminais da PUC (1997-2009).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário