Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Feminismos e Patriarcalismos

Tenho acentuado no Antiblog - porque efetivamente acredito nisso - a importância do pensamento feminista para compreensão e tentativa de superação do patriarcalismo, uma das fundações autoritárias da nossa cultura.
Por mais interessante que possa parecer, é um dos temas mais controversos. Sempre que um novo post sobre o assunto surge, várias são as manifestações que aderem a crítica ao patriarcalismo ou que negam a formação patriarcal. Algumas manifestações são, inclusive, bastante contundentes de crítica/negação/indiferença à crítica ao patriarcalismo.
Em uma semana em que os movimentos feministas deram visibilidade à execução de uma mulher iraniana à morte por apedrejamento em decorrência de condenação por adultério, o periódico Feminist Theory, sob a coordenação de Anastasia Valassopoulos, lança edição especial sobre Feminismo Árabe (clique aqui).
Importantes contribuições para compreender um pouco mais a questão de gênero nas culturas não-seculares e as formas e usos patriarcais.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Salo! Gostei muito do blog e me increvi como seguidora. O debate sobre o feminismo e a punição para o adultério em algumas cultura é sem sombra de dúvidas importantíssimo. Parabéns!

abs

Fabiana Marion Spengler