Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Diálogos em Planeta com Vida - Viva Roberto Lyra Filho! 04


"Refundindo, na perspectiva diferente e atualizada, o material colhido em vinte anos de ensino e pesquisa universitários, ofereço uma contribuição da sempre relativa originalidade, que se pode alcançar em ciências humanas, salvo a hipótese de gênios isolados ou de chefs d'école. Mas, quantos atingem êste nível? Dentre os candidatos, é preciso separar os que representam moeda forte e os que vêm à tona, pela inflação 'promocional'. (...)
Tenho plena consciência das dificuldades da tarefa, mas também da necessidade íntima e do dever social de empreênde-la; e prefiro, de todo o modo, o risco das imperfeições, na execução de um projeto arrojado, ao perfeito acabamento, no jôgo fútil de empirismos rasteiros, bem comportados e medíocres" ('Explicação Pessoal' de Criminologia Dialética, Lyra Filho, março de 1971).

Estou relendo o livro Criminologia Dialética de Roberto Lyra Filho. O texto é simplesmente exuberante, maiúsculo, em termos estéticos e em sua fundamentação filosófica e criminológica. Incrível como algumas releituras surpreendem.
Lyra Filho representa moeda forte e o seu projeto arrojado não contém imperfeições.

2 comentários:

Eduardo Schmidt Jobim disse...

Salo, tenho esse livro. É uma leitura dificil (ao menos, quando tentei ler no meu oitavo semestre de faculdade que não tinha um conhecimento de criminologia). Acho uma pena não existir uma publicação recente da obra, s.m.j. Sei de umas publicações de 1997 da Ministério da Justiça, mas que nunca vi em bibliotecas. Será que se encontra na rede a obra digitalizada? Abraços,
Dudu

Unknown disse...

bah dudu, tenta de novo, vale muito a pena.