Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Criminologia e Rock [UCPel]


UNIVERSIDADE CATOLICA DE PELOTAS (UCPel)
FACULDADE DE DIREITO
NUCLEO DIREITOS HUMANOS E AMÉRICA LATINA
COORD. PROFA. DRA. RAQUEL SPAREMBERGER

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
CRIMINOLOGIA CULTURAL E ROCK – PELOTAS/RS

DIA 17 DE AGOSTO - AUDITÓRIO CENTRAL
8:30 h -ABERTURA                                             
8:45 h  - Ms. MOYSÉS PINTO NETO
“Itinerários Errantes do Rock: Dos Beatles ao Radiohead
9:30 h – Ms. MARCELO MAYORA ALVES
“Criminologia Cultural, Drogas e Rock and Roll
10:15  h - JACKSON DA SILVA LEAL
“Da rebeldia insurgente ao niilismo outsider: câmbios culturais conectam a juventude e rock and roll entre a pré e a pós-modernidade”
11:00 h - PERGUNTAS E DEBATE
14:00 h  - ATIVIDADE NO MESTRADO EM POLITICA SOCIAL
Ms. MARCELO MAYORA ALVES
“Entre a cultura do controle e o controle cultural: reflexões sobre o controle penal das drogas”
19:00 – Ms. JOSÉ ANTONIO GERZSON LINCK
“Malandro Quando Morre Vira Samba: Criminologias Marginais de Madame Satã a Mano Brown”
20:00 – Dr. SALO DE CARVALHO e COLETIVO LEBOWSKI
“Das Subculturas Desviantes ao Tribalismo Urbano (Itinerários da Criminologia Cultural através do Movimento Punk)”
21:30 – PERGUNTAS E DEBATE
21:45 – ENCERRAMENTO
23:00 - FESTA – GALPÃO DO ROCK

domingo, 29 de julho de 2012

De Estupros e Apologias nas Campanhas Publicitárias


Campanha da Prudence: "tirando a roupa sem o consentimento dela: 190 Cal. Abrindo o sutiã, com uma mão, apanhando dela: 208 Cal."
Por muito menos o Ministério Público, em inúmeros Estados da Federação, denunciou os organizadores da Marcha da Maconha por apologia de crime (art. 287 do Código Penal). E isto que o consumo de drogas é uma infração de menor potencial ofensivo. O estupro, diferentemente, é um crime hediondo.
Mas como as agências punitivas são seletivas, estou imaginando as manifestações dos engravatados assessores de imprensa: "trata-se apenas de um anúncio publicitário bem humorado."

sábado, 21 de julho de 2012

domingo, 15 de julho de 2012

Manifestação sobre o programa "Direito & Literatura"

Manifestação sobre a exclusão do programa "Direito e Literatura" da pauta daTVE.

Caros, acabo de enviar ao e-mail ouvidoria@tve.com.br a mensagem abaixo. Espero que todos que não concordam com a posição da emissora façam o mesmo. Não adianta apenas apoiar os 'posts'. Devemos manifestar nossa oposição aos responsáveis pelas decisões. 

Caro Ouvidor da TVE/RS
É injustificável uma TV pública, que tem como missão "promover uma comunicação pública e democrática no Rio Grande do Sul que propicie o acesso à informação, educação e cultura, estimulando a reflexão crítica da realidade e que seja produzida com a participação da sociedade", retirar da programação o programa "Direito & Literatura", sob o pretexto de que "a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública deve apresentar programas 'mais populares'".
Indagação (in)pertinente: o objetivo não é promover a reflexão crítica? Ou este é apenas um objetivo "formal"?
Manifesto, portanto, minha total objeção à posição conservadora e populista da TVE RS.
Espero que uma TV pública possa, efetivamente, promover reflexão crítica. Do contrário, não há justificativa para sua existência.

Salo de Carvalho
Mestre e Doutor em Direito. Pós-Doutor em Criminologia. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Penais da UFRGS (2010-2011) e do Departamento de Ciências Criminais da PUC (1997-2009).

O Triste Fim do Direito & Literatura

O TRISTE FIM DO DIREITO & LITERATURA NA TVE/RS E A RAZÃO CÍNICA DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Os gregos e a filosofia e a justiça e as artes e Quixote e Shakespeare e o Estado e a ciência e a revolução e Victor Hugo e as desigualdades e Zola e o processo e Kafka e o sistema e o sentido e o outro e Camus e a Lei e o inconsciente e os limites e Freud e a interpretação e o poder e Machado de Assis e a república e a burocracia e a crise e Coetzee e a guerra e barbárie e o declínio... Para que refletir sobre tudo isto?, eis a questão. 
É com grande tristeza que a equipe do programa "Direito & Literatura: do fato à ficção" vem a público comunicar o fim da parceria com a Fundação Cultural Piratini (TVE/RS). 
Após cinco temporadas de sucesso e mais de 160 (cento e sessenta) programas gravados - exibidos em todo o Brasil, também pela TV JUSTIÇA e com a divulgação do CONJUR -, a Presidência da TVE/RS decidiu por não renovar o termo de cooperação técnica mantido há cinco anos com o Instituto de Hermenêutica Jurídica e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS. 
Segundo a justificativa apresentada pela Diretoria da TVE/RS, o programa atende a um público muito específico e não se harmoniza com a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública, que deve apresentar programas "mais populares" (sic). 
Trata-se, a nosso ver, de mais um lamentável episódio do gradual e silencioso processo de degradação cultural pelo qual vem passando a televisão pública no país, resultante tanto da ação quanto da omissão dos governos, independentemente de suas siglas. Lamentavelmente, o PT também faz mal à cultura. Quer aparelhar tudo, inclusive a televisão pública. 
Por isto é que estamos conclamando os telespectadores, professores, estudantes e todos aqueles que ainda acreditam no importante papel da televisão para a difusão da cultura: indignai-vos por esta justa causa de uma maneira simples, enviando uma mensagem de protesto às autoridades competentes (presidencia@tve.com.br; gabinete@sedac.rs.gov.brvinicius-wu@gg.rs.gov.br), apenas com o assunto "PROTESTO - TVE - FIM DO DIREITO & LITERATURA". 
As mensagens de apoio poderão ser encaminhadas através dos sites - http://www.unisinos.br/direitoeliteratura e http://www.facebook.com/direitoeliteratura -, onde serão publicadas juntamente com a lista dos indignados. 
Agradecemos, por fim, a dedicação e carinho de todos aqueles que colaboraram com este projeto inédito ao longo dos últimos cinco anos.
A Produção Executiva.

segunda-feira, 9 de julho de 2012