Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Antimanual de Criminologia 2010

Publicada a 3a edição, revista e ampliada, do Antimanual de Criminologia.

Na nova edição (clique aqui para adquirir), além das alterações na "Apresentação", foram incluídos dois novos capítulos: "Criminologia Cultural e Pós-Modernidade: Aportes Iniciais e Perspectivas desde a Margem" e "Reprovabilidade e Segregação: as Rupturas provocadas pela Antipsiquiatria nas Ciências Criminais".

Texto da contracapa:
"Antimanual de Criminologia, diferentemente da simplificação da linguagem e dos problemas, como propõem os tradicionais manuais de direito penal, de direito processual penal e de criminologia, assume a complexidade das relações sociais na atualidade e a aporia das questões sem saída que a nervura da vida impõe de forma radical.
A hipótese que orienta o livro é a de que problemas complexos não podem ser tratados de outra forma senão complexamente.
A pasteurização realizada pelos manuais, ao invés de auxiliar a compreensão dos principais fenômenos sociais contemporâneos – sobretudo das violências e do papel das ciências criminais frente a esta realidade -, potencializa a crise, pois envolve o pesquisador (docente e discente) na trampa de ser possível de encontrar saídas e soluções pelos caminhos mais simples, mais didáticos.
Não por outra razão os pensamentos dogmático e criminológico não logram sair da crise que se instalou na década de oitenta, momento de ruptura que culminou no processo de desvelamento das reais funções desenvolvidas pelos sistemas punitivos
."

2 comentários:

Pandolfo disse...

Acabo de deixar na biblioteca da FURG um exemplar da 3ª edição, como solicitaste. Abração.

Anônimo disse...

Parabéns pela publicação! ;)
Mas, na condição de leitora assídua, confesso que fiquei um pouco confusa quanto a reedição. Adotaste o tom jocoso e irônico?

*levem dois, levem dois! Apenas um exemplar é ruim!(Ao menos para quem gosta de ler os livros em casa.)