Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Em Defesa da Criminologia Brasileira: Juarez Cirino dos Santos


"Assumi o compromisso de redigir este ensaio, devido ao interesse com que venho acompanhando a carreira de Juarez Cirino dos Santos, desde os seus primeiros passos. Nele, reconheci, de imediato - e tenho proclamado, repetidamente - o maior talento da nova geração de criminólogos brasileiros
(...) Se a Criminologia Radical mais não fizesse - e estou convicto de que tem muitas outras excelências - bastar-lhe-ia a não pequena virtude, que manifesta, de quebrar o marasmo dos trabalhos rotineiros, ainda predominantes, entre nós" (Roberto Lyra Filho, 1982).
Juarez Cirino Dos Santos representa a ruptura com o marasmo da criminologia brasileira. Marasmo que o autor vem, repetidamente, rompendo desde o final da década de 70. É impossível falar em criminologia no Brasil sem passar pelos textos de Juarez Cirino dos Santos.
Aliás, Roberto Lyra Filho, Nilo Batista, Juarez Tavarez e Juarez Cirino dos Santos nos ensinaram a pensar criminologicamente problemas brasileiros, para além dos "espelhos teóricos" importados e mal-adaptados, próprios de um pensamento colonizado. Legado desenvolvido com competência por Vera Regina Pereira de Andrade, Vera Malaguti BatistaSérgio Salomão Shecaira e inúmeros pesquisadores que trabalham a partir daquele inovador pensamento crítico.
Somente uma racionalidade burocrática e gerencialista, no melhor estilo atuarial, pode se dar ao luxo de abrir mão de Juarez Cirino dos Santos em seu quadro de professores.
Triste, mas é assim que caminha a academia brasileira...

Abaixo a petição pública em defesa da ciência e da democracia na UFPR e o link para a réplica redigida pelo autor à "Nota de Esclarecimento" publicada pelo Programa de Pós-Graduação.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N42248
https://docs.google.com/file/d/0B3m6o8HHe07pbl9FQnhLMGk3TWc/edit 

Nenhum comentário: