Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cultural Criminology, Criminologia Crítica e Criminologia Feminista: Pensamientos en la Carretera


A grande narrativa da criminologia crítica, derivada da teoria crítica de viés marxista, pretende explicar o fenômeno criminalização a partir da idéia de dominação/exploração econômica. Os criminalizados são sujeitos que sofrem o processo de criminalização em decorrência de sua ausência de poder econômico.
A criminologia feminista igualmente é uma grande narrativa, derivada da teoria feminista. Os fenômenos crime, criminalidade e criminalização são compreendidos desde a lógica da dominação masculina que se estabelece em relações assimétricas de gênero.
Ambas se encontram aprisionadas no marco da Modernidade, cuja expectativa em relação aos discursos científicos é promover 'a' explicação e 'a' resolução dos problemas a partir da redução de sua complexidade e da descoberta da ‘resposta certa’.
Embora a criminologia cultural assuma explicitamente legados da criminologia crítica e da criminologia feminista, sua tendência ‘pós-moderna’, de abdicar dos meta-discursos e de assumir a complexidade dos fenômenos culturais, define importante distinção em relação aos discursos do final do século passado.
Neste sentido, em relação à violência doméstica, p. ex., a criminologia cultural permite observar o ‘tema’ de investigação para além da visão monocular que limita sua interpretação exclusivamente às relações de poder e à dominação masculina. Permite encontrar formas de compreender a violência do encontro entre duas pessoas, na qual a dominação masculina também está inscrita. Esta é uma das sacadas da dissertação da Carla Alimena. O desenvolvimento da ‘tese’, com ricos detalhes da experiência etnográfica, pode ser lida no seu artigo com o Link.

Um comentário:

Carla disse...

Salo, tua leitura é um presente de natal, me faz pensar que talvez papai noel exista. Estou sem palavras :-)