Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Etnografia e Criminologia Cultural


Jeff Ferrell é um dos principais autores da criminologia contemporânea. Seu trabalho com Keith Hayward e Jock Young sobre Criminologia Cultural define novos rumos para esta jovem 'ciência'.

"Cultural Criminology: an invitation" foi o principal texto de trabalho nas aulas do Mestrado em Ciências Criminais na PUCRS em 2009/2 - o primeiro capítulo do livro, que oferece uma visão global da obra e traça os principais temas de debate, pode ser acessado via web (clique aqui).

No livro e em seus principais artigos, Ferrell aborda a importância da pesquisa etnográfica para a Criminologia. Aliás, é nesta integração com o procedimento de investigação antropológico que aproxima a Criminologia dos Estudos Culturais e apresenta a Criminologia Cultural.

Dentre as inúmeras etnografias, a que realizada nos lixos urbanos é significativa e revela a quantidade de material desperdiçado pela cidade. "Empire of Scrounge: Underground Alternative Criminology", seu último livro, trata deste tema.

Abaixo link de vídeo de uma das suas incursões nos locais de desperdício urbano.

2 comentários:

Antonio Graim Neto disse...

Muito bom saber que muita coisa boa esta sendo debatida no Mestrado de Ciências Criminais da PUC/RS, principalmente por ser um de meus ideais de futuro.

Aproveito a oportunidade, também, para divulgar mais um espaço de discussão.

www.graimneto.blogspot.com

Unknown disse...

Falow Antonio, seja bem-vindo e siga blogando.
Abraço
Salo