Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Listas

A semana que finalmente terminou agora teve algumas peculiaridades. Dentre elas a elaboração de "listas".
Na minha aula de guitarra, meu professor, o indomável Carlo Pianta, insistiu na ideia do valor estético das listas - concordo com a tese. Ele mesmo é um obcecado por listas - quem acompanha o Pianta pelo Facebook sabe que está sempre propondo listas dos maiores baixistas, guitarristas, bateristas et coetera.
Um dia após esta conversa com o Pianta -  seguida, logicamente, da minha resistência em elaborar um set list -, conversei prolongadamente com meu irmão Geraldo Prado. Assuntos que desde o evento em homenagem ao Jacinto Coutinho estávamos protelando. E nesta conversa fui surpreendido pela notícia da entrevista do Geraldo ao Conjur e a sua lista de livros e autores. Aliás, fiquei emocionado em figurar entre os autores, juntamente com amigos como Fauzi e os mestres Juarez Cirino, Paulo Bonavides e Nilo Batista - logicamente a homenagem deve ser debitada ao profundo carinho que Geraldo e eu temos.
Mas a questão das "listas" permanece(u).
De forma muito sincera: não sei (ou não tenho capacidade de) enumerar os dez maiores autores ou compositores ou diretores de cinema ou desportistas ou filósofos ou musas. Leia-se: não sei enumerar os autores ou compositores mais importantes para mim.
Talvez as "listas" pudessem ser marcadas por uma temporalidade - creio que facilitaria muito. Algo como "as bandas que mais ouvi (não necessariamente as que mais gostei) em meados dos oitenta em Santa Maria" ou "os compositores que curti no início dos noventa em Porto Alegre" ou "os autores que li durante a Faculdade". Mesmo assim faltariam algumas especificações importantes que me deixariam totalmente imobilizado: gênero musical; gênero literário; literatura filosófica, sociológica ou jurídica; criminologia ou direito penal...
Enfim, e definitivamente, não sou bom com listas e classificações.
Mas estou me esforçando. Se é que isto seja uma virtude.

3 comentários:

amilton disse...

e como as listas são provisórias...

Géssica disse...

adorei, tu é demais Salo... bjo

Unknown disse...

valeu Géssica!