Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Senhas

Eu me perco com o número insuportável de senhas que a burocracia tecnológica nos exige.
Com as numéricas prefiro datas históricas ou números totalmente aleatórios que não lembro como os adquiri.
Com as alfa-numéricas minha preferência é uma composição de locais e datas significativas. Isto me permite relembrar bons momentos da vida em meio aos delírios cotidianos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Criminologia de Garagem # 3 - Grandes Marchas Contemporâneas

Primavera Árabe, Marcha das Putas, Marcha da Maconha, Marcha da Liberdade. No momento em que o mundo acorda e clama por liberdade, o Criminologia de Garagem debate as formas de manifestação da juventude contemporânea.

domingo, 26 de junho de 2011

Assinatura Woody Allen

Woody Allen, para além de ser um diretor polêmico, é uma figura polêmica. Parece não haver meio termo nos sentimentos das pessoas em relação ao artista.
Desde sempre fui do bloco dos admiradores de Woody Allen. Nos primeiros filmes que assisti fui capturado pela linguagem do diretor-ator-roteirista: Play it Again Sam, Annie Hall, Interiors, Manhattan.
Com maior ou menor intensidade nunca deixei de apreciar suas obras - inclusive as últimas, de menor fôlego (Match Point, Scoop).
Em Vicky Cristina Barcelona o grande artista reaparece, mas tímido.
Sexta-feira, depois de um agradável café com o casal Maria Palma Wolff e Sérgio Salomão Schecaira, Mari e yo fomos assistir Midnight in Paris.
Não há outro adjetivo: espetacular.
No filme o velho Woody Allen reaparece e deixa sua assinatura em mais uma grande obra.
Destaque especial para Owen Wilson, um excelente intérprete do próprio Woody Allen.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Violência e Cidadania


Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH UFRGS (Campus do Vale), Av. Bento Gonçalves, 9500 - predio 43322 - Pantheon do IFCH.
Data: 4 de julho e 05 de julho (das 14:00 às 17:00).
Pré-lançamento do livro "Violência e Cidadania: práticas sociológicas e compromissos sociais", reunindo 20 anos de estudos sociológicos do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania - UFRGS/CNPq.

domingo, 19 de junho de 2011

Extravagância



Mari e yo assistimos ontem ao espetáculo Extravagância, do grupo Accademia della Follia
Os atores são usuários do serviço de saúde mental do Hospital Psiquiátrico de Triete e a peça é guiada por Claudio Misculin (nas fotos), que trabalhou com Basaglia na elaboração e implementação da Lei de Reforma Psiquiátrica na Itália.
A experiência foi emocionante. Imagino como tocou os profissionais que lutam diariamente pela implementação dos postulados do Movimento Antimanicomial e resistem com radicalidade contra as lógicas institucionalizantes e institucionalizadoras.
Cada vez mais fica evidente que as grades das prisões e dos manicômios estão dentro de nós.
"L’alterità è la nostra vera ricchezza, l’unico orizzonte che ci può permettere di uscire da noi stessi e il teatro ne è uno strumento elettivo perché l’arte è l’unico spazio di libertà che ci resta.” (Franco Basaglia, 1978)


sábado, 11 de junho de 2011

Direitos Fundamentais em Tela: A Invenção da Infância

O evento Direitos Fundamentais em Tela: A Invenção da Infância ocorrerá no dia 15 de junho de 2011, a partir das 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS.
Dentre os convidados o Secretário Adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Miguel Granato Velasquez (especialista em direito comunitário e em infância e juventude), a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do MP/RS, Maria Regina Fay de Azambuja (doutora em Serviço Social e professora de Direito da Criança e do Adolescente na PUC/RS). Também participará do evento a cineasta e Me. em Ciência Política Liliana Sulzbach, diretora do documentário A Invenção da Infância (BRA, 2000, 26mins).
O evento é uma realização do Círculo Universitário de Integração e Cultura da UFRGS (CUIC/UFRGS) e do Grupo 10 do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS (SAJU/UFRGS), com apoio do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR).
Arte do cartaz: Arthur Amaral dos Reis.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Accademia della Follia

Técnica e loucura reunidas em prol da arte. Com esta combinação, o grupo de teatro italiano Accademia della Follia apresenta o espetáculo Extravagância em oito cidades brasileiras durante o mês de junho. A apresentação na capital gaúcha ocorrerá em 18 de junho, no Teatro da AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5.311), às 17h e às 20h.
Formado por usuários do Hospital Psiquiátrico de Trieste, da Itália, o grupo aborda neste espetáculo o tema das relações humanas com e entre pacientes psiquiátricos e promove um debate com artistas, operadores e usuários de saúde mental. O espetáculo em português é guiado pelo mestre Claudio Misculin, que esteve ligado a Franco Basaglia durante o período de desinstitucionalização dos manicômios da Itália.
Na peça, cinco pacientes com problemas mentais, internados em um manicômio, vivem as conseqüências do fechamento do hospital. No retorno para suas famílias, encontram um ambiente totalmente diverso do que esperavam: frio, sem afeto, sem interesse e compreensão. Na realidade, eles não são desejados e foram até substituídos. Assim, os usuários voltam para o hospital, onde decidem viver de um jeito próprio: sem médicos, sem eletrochoque, sem chaves e ferrolhos, em uma comunidade aberta, com novas regras estabelecidas por eles mesmos.
A vinda da Accademia della Follia a Porto Alegre é uma promoção do Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
Inscrições: http://www.crprs.org.br/espetaculo/formulario.php

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Marcha da Liberdade

Descriminalização das Drogas

Publicada interessante matéria na imprensa de Portugal sobre a apresentação do relatório da Comissão Global de Política de Drogas, em Nova Iorque. Na capa a palavra guerra aparece rasurada, indicando o fracasso da política proibicionista. Conferir aqui.

Direitos Humanos em Debate



A Ulbra de Canoas está promovendo o I Congresso Internacional de Direitos Humanos – Iguais na Diferença, nos dias 09, 10 e 11 de Junho, no auditório do prédio 1.
Destaco o painel de sábado, sobre "Direitos Humanos e Sexualidade", com Marcely Malta, Hélio SilvaElisiane Pasini.

Antropofagias

O Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA) promove o III Ciclo de Debates, intitulado AntropofagiaS.
O evento ocorrerá em Porto Alegre, no dia 11 junho 2011 (14:00-18:00), no Absoluto Café (Rua São Manoel, 341).
Debatedores:
Flávia Cera (Doutoranda em Teoria Literária - UFSC) - http://www.culturaebarbarie.org/mundo-abrigo
Alexandre Nodari (Doutorando em Teoria Literária - UFSC) - http://www.culturaebarbarie.org/blog/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Notícias do Planeta sem Vida

No planeta sem vida só existe a burocracia. A burocracia é o próprio conteúdo de vida vivido pelas vidas agonizantes dos burocratas.
Só no planeta sem vida é possível receber a notícia de uma decisão nos "EDcl no RE nos EDcl no AgRg nos EDcl nos EDcl no Agravo de Instrumento".
Decodificando a linguagem alienígena cifrada: trata-se de Decisão nos Embargos Declaratórios, interpostos no Recurso Extraordinário, interposto nos Embargos Declaratórios, interposto no Agravo Regimental, interposto nos Embargos Declaratórios dos Embargos Declaratórios no Agravo de Instrumento interposto para dar seguimento ao Recurso Especial negado no Tribunal de origem.
Consigo apenas decodificar, traduzir é impossível.
E o que assusta é a quantidade de pessoas com vida que lutam para habitar este planeta.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

De Ciências e Anarquias

“A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humanitário e mais apto a estimular o progresso do que suas alternativas que apregoam lei e ordem.” (Feyerabend)

Laudos Criminológicos


Publicada hoje no Diário Oficial a nova Resolução do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta a atuação dos psicólogos no sistema penitenciário.

A Resolução 12/2011 redefine os parâmetros de elaboração dos laudos criminológicos em razão da suspensão da Resolução 09/2010.

Homofobias

Precisa a Nota de Repúdio publicada pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia contra a decisão da Presidenta que suspendeu a distribuição do material anti-homofobia.