Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lançamentos

Indico dois livros, na área da filosofia e da teoria geral do direito, de dois grandes amigos e parceiros de jornadas acadêmicas.


Germano Schwartz (junto com Leonel Severo Rocha e Michael King), lança pela Livraria do Advogado A Verdade sobre a Autopoiese no Direito. Segundo a apresentação "a obra tem por objetivo desmitificar muitas das posições (a)críticas que a autopoiese no Direito vem sofrendo. Para que o objetivo fosse factível de ser alcançado, elaboraram-se textos que procuraram analisá-las, respondendo-as. Daí o título provocativo, uma vez que a observação da teoria dos sistemas sociais de Luhmann, a partir de seus pressupostos, é capaz de desparadoxizar o Direito a partir de sua relação com o ambiente. Com isso, ela traz novas 'verdades' diferentes das "verdades" que a doutrina jurídica normalmente revela aos leitores."



A segunda dica é a A Retória Constitucional: sobre Tolerância, Direitos Humanos e outros Fundamentos Éticos do Direito, de João Maurício Adeodato. Nas palavras de Adeodato, "o livro assenta-se sobre dois postulados básicos: a atitude retórica como metódica da ciência do direito, em uma perspectiva positivista inteiramente nova sobre o conhecimento do direito constitucional, e a atitude cética na defesa da tolerância que cabe ao direito garantir. Nesse caminho, questiona as bases epistemológicas e éticas do direito brasileiro, cuja doutrina, na opinião do autor, encontra-se entregue a relatos descritivos de leis e subserviência a decisões de tribunais, quando lhe cabe a vanguarda, e não a retaguarda, na fixação dos fundamentos éticos do direito positivo."

Nenhum comentário: