Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Contra a Homofobia




3 comentários:

Unknown disse...

Não é meio contraditório convidar "todas e todos que acreditam na democracia e na liberdade de expressão" para um "ato em protesto às declarações do arcebispo"?
Não estou defendendo o arcebispo, também não concordo com suas declarações. Só achei curiosa a construção da frase.

Fabica disse...

De acordo com Lorea, a laicidade tem sido proposta como o regime social de convivência no qual as instituições políticas são legitimadas pela soberania popular e não por instituições religiosas Nesse sentido, continua o autor, a governança política não adere a nenhuma opção filosófica ou religiosa, ela não exige de ninguém tal adesão como condição para a associação política. A laicidade se realiza onde a diversidade de crenças e de pertencimentos podem se exprimir e, idealmente, se harmonizar.(LOREA, Roberto A. Cidadania sexual e laicidade: um estudo sobre a influência religiosa no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS/Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Tese, 2008, p. 31)

Fabica disse...

Conforme assevera Blancarte, os defensores dos direitos sexuais tem a tarefa constante de relembrar à legisladores e funcionários públicos que suas funções devem ser exercidas de acordo com o interesse público, definido pela vontade popular da maioria, sem, todavia, excluir os direitos das minorias. (BLANCARTE, Roberto. O porquê de um Estado laico. In: LOREA, R. A. (org.) Em defesa das Liberdades Laicas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008, p. 27)