Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

sábado, 8 de agosto de 2009

Antiblog e ‘O Caderno’, Mari e Pilar, Saramago e eu


Na sala de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, após comer um sanduíche frio como 'almoço', fui à banca de revistas com o objetivo de comprar os principais periódicos semanais.
Ao ver os lançamentos, adquiri o livro O Caderno, de Saramago.
Trata-se de coletânea dos textos escritos pelo Nobel para o blog http://caderno.josesaramago.org/, datados de setembro de 2008 a março de 2009. O conteúdo segue a linha dos Cadernos de Lanzarote.
Na epígrafe da nova obra, Saramago explica o motivo de ingressar na onda dos blogs, o que me levou a retomar questão colocada constantemente pela Mari em nossas conversas íntimas.
Segundo a Mari, é quase incompreensível o motivo pelo qual uso esta ferramenta, tendo em vista o culto que tenho e o valor que dou à privacidade. Em realidade, eu e Mari preservamos muito a vida privada e não entendemos como determinadas pessoas se sentem confortáveis com atitudes invasivas. A resistência à exposição explica, inclusive, minha posição nos últimos anos em não aceitar deliberadamente convites para palestras e aulas em cursos de pós-graduação.
Ao ler na epígrafe de Saramago o incentivo que Pilar deu à criação do blog, encontrei uma resposta possível para Mari.
Saramago diz que Pilar, ‘a andaluza’, em certa altura do cotidiano em Lanzarote, interpelou sua resistência com o seguinte argumento: “Tens um trabalho, escreve um blog”.
Eu diria para Mari: “Tenho idéias, escrevo um blog”.
Ocorre que a escrita e a reflexão instantânea que caracterizam os blogs permite que sejam compartilhadas (e, consequentemente, amadurecidas) determinados pensamentos. Vejo o blog como espaço virtual semelhante ao da sala de aula. Não de uma sala hierarquizada, como a que vemos todos os dias nas Faculdades. Mas de espécie de ágora para a qual convergem afluentes de identidade e de diferenças.
Como sei que a Mari possui inúmeras e interessantes idéias – que creio que devem (e merecem) ser compartilhadas –, lhe dei de presente um blog, pensando na tonalidade, na forma e nas imagens que creio lhe daria uma identidade que gostaria de expressar. O conteúdo, porém, está em suas mãos. Quando ela autorizar, divulgo o endereço.
Por enquanto, deixo para a Mari apenas um estímulo: “Tens idéias, compartilhe, escreva um blog”.

9 comentários:

G.D. disse...

Porra.

Ja nao basta o numero excessivo de blogs interessantes que tenho vontade de acompanhar? Agora MAIS um vai vir?

Querem BOICOTAR meu rendimento profissional!

A AUDIENCIA agradece se esse sitio permanecer NESSE host(!)

Um MIMO, a foto

Pandolfo disse...

Sempre prefiro quando os textos que colocas neste espaço são de tua autoria. Bem legal o entrosamento que tu fizeste.

Vamo Mari!!

Um MIMO mesmo a foto. hehe

Anônimo disse...

eu tô com ciúma.

Mari disse...

Certa vez, eu e o prof. Timm assistíamos a uma palestra tua lado a lado. Em algum momento, e não me lembro agora exatamente o motivo, ele disse em relação a ti: "é um sedutor, Mari...". Não sei bem porque isto me veio imediatamente à lembrança ao ler tua postagem...O que não invalida meu sentimento, como sabes...

GWB disse...

Logo que descobri os blogs fiquei super interessado.
Achei o conceito extraordinário. Um jornal (ou o que nós quisermos) onde passamos a ser os editores de um dia para o outro. Hoje, então, com tudo o que dá para fazer, é melhor ainda.
Lembro que no início, preocupava-me imenso com o que podia ou não escrever, se estava bem escrito ou não, se o que estava dizendo era muito coerente ou não.
Enfim, felizmente, águas passadas. Tudo se foi moldando pelo melhor.
O blog ensinou-me a discutir mais as minhas ideias e a meter cá para fora coisas que tenho vontade de escrever, sem grandes medos de julgamentos, pois as ideias podem ser mudadas se nós mudamos também.
Invasivo, talvez, depende. Um blog é tanto mais invasivo quanto nós queiramos que seja. Há quem faça deles um diário online. Há quem não permita comentários, por exemplo. Tenho um amigo que tem um assim (ver Passos Perdidos, nos meus links), e sinto falta de lhe dizer o quanto gosto do que ele escreve.
Achei boa aquela ideia de "sala de aula", de que falas.
Mais 3 coisas só (ando com esta mania de terminar posts e comments assim):
1) Parabéns pelo excelente blog;
2) Parabéns pelo excelente post;
3) Obrigado pela oportunidade que tive de escrever um post num comment (este vai já para o meu blog).
Enfim, fico por aqui, como sabes estou em férias, e tenho de passear. Se bem que a oportunidade de ter um tema de escrita vale muitos passeios.

Mari disse...

Tá bem, queridos, vocês venceram. Vou me despir dos meus pré-conceitos (que não chegam a ser preconceitos) e experimentar. Tão logo esteja prontinho o (meu)blog, que ganhei do Salo, divulgo...E então, todas as críticas serão bem-vindas.

Manu disse...

Mari, desta vez és a seduzida. Can´t wait.

Achutti disse...

Recapitulando: um MIMO a foto mesmo! hehe...

Como não tenho mta velocidade, sempre me atraso pra ler os posts - tanto é que só hoje, 15/8, que le esse aqui...

Aguardamos o endereço, Mari!

Mari disse...

Gosto de vir aqui nos visitar...