Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Casa dos Mortos


No Seminário Internacional do IBCCrim deste ano recebi, em DVD, o filme "A Casa dos Mortos", dirigido pela Débora Diniza, antropóloga (UnB) e documentarista. Trata-se de verdadeira etnografia, registrada em película, sobre os temas sanidade-loucura, (anti)psiquiatria, reforma psiquiátrica/movimento antimanicomial e o papel das instituições no tratamento punitivo da loucura.
Ontem de noite, ao chegar em casa, a Mari estava vendo o documentário. Assistimos juntos a parte final. Hoje pela manhã, ao abrir meus e-mails, o Gustavo Ávila havia me enviado link do filme.
No sítio web é possível assistir, na íntegra, o documentário: www.acasadosmortos.org.br/.




7 comentários:

Ivana Regis disse...

Oi, Salo! Descobri seu blog há uns 15 dias e, desde então, estou te acompanhando. Sobre o movimento antimanicomial, deixo a dica do blog "Picica" do Rogelio Casado. Bem engajado! Se puder, visite: http://rogeliocasado.blogspot.com/
Abraço.

Anônimo disse...

êta filminho pretensioso....

SC disse...

Ivana, seja bem vinda. Valeu pela dica. vou dar uma olhada.
SC

Beta disse...

A Profa. Critiane Russomano bem que poderia adquirir para mostrar em aula pra nós!

Wunderlich disse...

Quem assistiu palestra do Juiz Clademir Missagia no evento promovido pela FAESP na PUCRS verificou que a realidade no Sul não é diferente. Aqui também existem internos por "lesões corporais" que estavam há mais de 20 anos no IPF, até receberem o olhar de um Juiz comprometido com o ideal de justiça. Clademir, em mesa presidida pelo Pugina, deu um espetáculo de humanismo e respeito ao texto constitucional. Foi emocionamente.
Alexandre Wunderlich

Anônimo disse...

Trata-se de "um morto muito louco"? rss

Anônimo disse...

eu disse isso??! Ganharia o Nobel da vergonha agora! Que piada de mau gosto!