Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As Negações e os Empresários Morais

Há um texto do Freud, que não recordo a data de publicação, denominado "A Negação".
Neste pequeno artigo o autor trabalha o que considera o principal mecanismo psíquico de defesa. A pessoa, ao não aceitar alguma circunstância que a perturba profundamente, resiste e afirma o contrário. A negação, apesar de totalmente dissociada da realidade, passa a fazer parte do repertório de crenças de quem a proferiu, ganhando contornos de verdade absoluta e irrefutável.
O mecanismo de defesa ocorre, logicamente, não apenas pela negação, mas também pela insistente afirmação.
Escrevo este post porque o texto freudiano se faz presente na minha memória em todos os momentos que ouço a nova campanha da imprensa marrom.



Também lembrei deste texto um dia desses (longínquos), ao ouvir uma mãe que trabalhava com seu filho e, no local de trabalho, desempenhava função de líder. A genitora, com autoridade inconteste e com grande orgulho, insistentemente afirmava que ele nunca havia sido privilegiado ou protegido.
É... Freud explica...

2 comentários:

Guilherme Moraes disse...

Sempre lendo, sempre aprendendo... Ótimo tópico.


Abração, colorado!!!!

Unknown disse...

É... E será que RBS-Zero Hora vai publicar que foi condenada a indenizar um vendedor de assinaturas de tal jornaleco(?), por ser conivente com as constantes humilhações que este sofreu por parte de seus supervisores, entre outras razões em função de não atingir as metas impostas...
(Cf. TST < http://ext02.tst.gov.br/pls/no01/NO_NOTICIASNOVO.Exibe_Noticia?p_cod_area_noticia=ASCS&p_cod_noticia=11387 >)