Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entre a Cultura do Controle e o Controle Cultural: um Estudo sobre Práticas Tóxicas na Cidade de Porto Alegre [Criminologias]

"(...) A ligação entre criminologia e drogas é acidental, desde que em certo momento, recentíssimo, em termos históricos (o proibicionismo tem menos de 100 anos e a história das drogas é milenar) inúmeros países decidiram proibir alguns tipos de substâncias entorpecentes, criando, deste modo, crimes e desvios, e dando início a trágica guerra contra as drogas. Considerando que seria inócuo apenas repetir tudo o que a criminologia já legou sobre a irracionalidade da atual política de drogas, o trabalho procura apresentar outro olhar. É que a produção acadêmica existente sobre o assunto centrou seu foco em aspectos problemáticos da questão das drogas. Por um lado, nos usos problemáticos - nos efeitos perversos do uso descontrolado de certas substâncias - e, por outro, na crítica aos efeitos nefastos da política criminal de guerra às drogas. Aqui, o objeto é o uso de drogas em si mesmo; ao se falar deste tema, deve ficar claro que não se está falando, automaticamente, de um problema. Daí porque utilizarei a idéia de práticas tóxicas como práticas culturais, tendo como objetivo superar as visões maniqueístas que fundamentam as políticas repressivas. Levando em conta as representações sociais sobre o tema, que acabam por oferecer significado contextual aos usos de drogas, procurarei opor controles culturais, horizontais ou anárquicos à cultura do controle proibicionista, analisando a imbricação e os efeitos da proibição nos contextos dos usos de drogas." (Da Introdução de Marcelo Mayora Alves, autor da Coleção CriminologiaS)

4 comentários:

Mari Garcia disse...

Que lindo, que lindo, que lindo!
Estou muito feliz por ter presenciado o nascimento dessa coleção na mesa de um restaurante com muito vinho na cabeça após uma impactante peça teatral...todos os autores dessa primeira leva merecem o macaquinho... Parabéns!!
\o/ \o/ \o/ \o/

Unknown disse...

ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!ah, eu sou macaco! ah, eu sou macaco!

Marcelo Mayora disse...

Muita alegria!
Renovados agradecimentos ao SC e ao Rodrigo Azevedo.

Achutti disse...

Do caralho!! Vida longa à coleção, parabéns a todos/as!