Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

sábado, 19 de setembro de 2009

Criminologia Despedaçada: Espaço na Academia


Embora as divergências quanto às bases fundacionais, o estatuto epistemológico e os campos de investigação, a 'ciência' criminológica vem ganhando importantes espaços acadêmicos.
Na Espanha, p. ex., os dois últimos anos foram de intenso debate para que as Universidades ofereçam cursos de graduação em Criminologia. Por ocasião do Pós-doc e do amável convite da Elena Larrauri, tivemos (eu e Mari), a oportunidade de participar de reunião da comissão, na Un. de Barcelona, em janeiro de 2008.
A SEIC - Sociedade Española de Investigación Criminológica - disponibiliza a memoria dos debates e a consolidação do projeto no Libro Blanco, proposta de normativa para o título de graduação em Criminologia.
A justificativa dos cursos é a necessidade de autonomia da Criminologia, sobretudo em relação ao Direito Penal, matéria que, pela sua tradição dogmática e metafísica, demonstra-se cada vez mais distante problemas reais.
No Brasil, o 'protagonismo' da Criminologia é restrito aos pequenos núcleos - conquistados com muita luta - existentes nos cursos de pós-graduação. Na graduação, nota-se, com pesar, sua constante e gradual restrição. A justificativa da necessidade de maior espaço às dogmáticas é argmento arrebatador.
E o campo de investigação criminológico fica cada vez mais isolado, inacessível como se uma cena de crime obstaculizada pela polícia dogmática.

2 comentários:

Unknown disse...

há que resisitir!!!

Aline disse...

É que a faculdade de direito tornou-se um extenso, enfadonho e anti-emancipador curso preparatório para exame da OAB.